Em sua oficina, Bernardo Aguiar utiliza o pandeiro como um instrumentosíntese de idéias rítmicas apresentando o pequeno instrumento como uma verdadeira “bateria de bolso” capaz de atuar em diferentes contextos musicais. O pandeiro é tratado pelo músico como um instrumento infinito do qual se pode extrair uma variedade infindável de sons, até mesmo diferentes registros melódicos.
O aluno é levado a visitar algumas das diferentes tradições em que o pandeiro se faz presente e também a criar e adaptar os seus próprios ritmos, através da Técnica Brasileira Moderna,utilizada por Bernardo nos seus diferentes projetos musicais como o Pife Mudernoe o Pandeiro Repique Duo.
Considerando a riqueza de sons graves, médios e agudos do instrumento, o pandeiro é apresentado como um instrumento muito versátil capaz de executar uma variedade infindável de ritmos, não apenas ritmos regionais brasileiros mas também ritmos universais.
Bernardo Aguiar roda o mundo apresentando as suas oficinas. Já esteve em diferentes festivais, projetos sociais e escolas de música da América do Sul, África e Europa comoThe Juilliard School of Music (NY),The Philadelphia University of Arts, City University London, Kopenhagen Rytmisk Konservatorium, Aarhus Royal Academy of Music e Dhow Countries Music Academy Zanzibar.